quarta-feira, 28 de setembro de 2011
domingo, 11 de setembro de 2011
PESQUISANDO NA NET
OS TEXTOS ABAIXOS TRAZEM INFORMAÇÕES BÁSICAS, UM SOBRE HIPERTEXTO O OUTRO SOBRE DOWNLOAD, AS INFORMAÇÕES FORAM RETIRADAS DA WIKIPÉDIA, AMBOS OS TEXTOS TRAZEM O LINK PARA POSTERIORES CONSULTAS MAIS APROFUNDADAS DO ASSUNTO.
Hipertexto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Download
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Download ou descarregar[1] (significa sacar ou baixar, em português), é a transferência de dados de um computador remoto para um computador local,[2][3][4] o inverso de upload[4] (carregar em português). A cópia de arquivos pode ser feita tanto por servidores de FTP quanto pela tela do próprio navegador (browser).[5]
Tecnicamente, qualquer site da Internet carregado consiste em uma série de downloads. O navegador conecta-se com o servidor, faz o download das páginas HTML, imagens e outros itens e as abre, confeccionando a página que é exibida. Mas o termo download tornou-se sinônimo de copiar arquivos de um servidor remoto para um computador local, pois quando o navegador não pode abrir um arquivo numa janela de um navegador (como um arquivo executável, por exemplo), há a opção para que o mesmo seja salvo pelo usuário, configurando um download.
Assinar:
Postagens (Atom)